Perfil da Escola

O que nos caracteriza, como escola
Montessori?

Nossas Turmas

Agrupamentos verticais de alunos em idades mistas, de até 3 anos (1 - 3; 3 - 6; 6 - 9; 9 - 12; 12 - 15 e 15 -18 anos) como preconiza o Sistema Montessori.

Nele o aluno pode desenvolver o senso de comunidade, passando pelas experiências de colaboração, respeito à diversidade, troca de conhecimentos.

Produções Diárias

Há oportunidade para ensinar e ser ensinado entre seus pares de trabalho. Sim, trabalho é o que acontece em sala de aula, pois, segundo a Dra. Maria Montessori, e confirmado atualmente pelas neurociências, é através do trabalho que o ser humano se desenvolve. Portanto, os alunos passam a entender a importância de suas produções diárias.

Produções Diárias

Cada aluno pode se desenvolver, sendo respeitado seu ritmo interno, e não há limites curriculares para seu interesse, mas deve desenvolver atitudes respeitosas para com colegas e profissionais.

O aluno não é avaliado através de testes padronizados ou com datas marcadas. Suas atividades diárias,sua curiosidade, o aprofundamento que dê aos conteúdos que lhe despertam maior atenção, sua organização, sua proatividade, a capacidade de resolver problemasno dia-a-dia, são aspectos que servem para sua avaliação. Portanto, trata-se deuma avaliação qualitativa.

Os Ambientes Escolares

Uma forte característica dos ambientes da escola Montessori é a riqueza de recursos(materiais de desenvolvimento)  que estão sempre disponíveis, acessíveis, para que o aluno desenvolva suas atividades, sem ser obrigado a fazer o mesmo que o restante do grupo faz. E enquanto o aluno esteja em fase em que o concreto seja ainda sua necessidade, haverá materiais disponíveis a que possa recorrer para suas dúvidas e fixação de conteúdos.

Outro forte componente da estruturada escola Montessori é o foco no desenvolvimento social: o senso deresponsabilidade pessoal e coletiva, a gentileza, o espírito de equipe, a faltade competição negativa.