É comum vermos crianças, a partir de 9 anos começando a questionar sobre as matérias escolares. Uns gostam mais de matemática, outros de história e, assim, as dificuldades e preferências individuais começam a aparecer. O problema é que a dificuldade pode transformar-se em falta de interesse.
No Sistema Montessori podemos perceber que o aluno se interessa pelo que está estudando, pois tudo que é ensinado tem uma relação direta com o mundo a sua volta. Ele aprende de acordo com o cotidiano, e principalmente, na ordem em que deseja aprender. O aluno não é forçado a aprender um assunto em determinado momento, ele próprio pode decidir o seu roteiro, sabendo que tem um prazo e uma meta a serem cumpridos.
O professor orienta o que deve ser feito durante o dia e o próprio estudante vai escolher a ordem em que vai cumprir suas tarefas. Assim ele poderá se aprofundar mais nas disciplinas com que se identifica, mas não deixará de aprender nenhum conteúdo. Essa possibilidade de organização de suas tarefas é importante para que ele, desde cedo desenvolva o senso de responsabilidade em cumprir o que foi combinado.
Dra. Maria Montessori descobriu, através dos seus estudos e observações, que a liberdade de escolha estimula o senso de autonomia. Os alunos na escola montessoriana não recebem a informação simplesmente, mas são estimulados a aprofundar o que desejam saber. Isso ajuda o aluno a desenvolver a responsabilidade, percebendo que o aprendizado só depende da sua força de vontade e interesse.