Dra. Montessori, como resultado de suas observações de como funcionava a educação no início do século XX, percebeu a necessidade de oferecer, dentre outras propostas, uma nova perspectiva para o atendimento ao aluno.
Durante seu importante trabalho, apresentou possibilidade para que a escola como um todo, a partir da sala de aula bem estruturada, se transformasse, visando a que o aluno se sentisse acolhido e respeitado.
Inserido num ambiente elaborado e adequado a cada fase da vida, o aluno desenvolve a autoconfiança, e consequente independência. Ele percebe que dentre as ofertas de atividades que encontra, pode se dedicar aos temas que mais lhe chamaram a atenção. Esse “mergulho” em assunto de seu maior interesse, pode acontecer individualmente ou em parcerias.
Ensino individualizado não contempla o individualismo. Importante ressaltar essa diferença. Ensino individualizado acontece na classe Montessori porque entendemos que cada aluno é único: tem necessidades, capacidades, tempos internos diferentes. O aluno conhece que há um roteiro básico a ser cumprido, mas tem a possibilidade de se articular dentro desse roteiro, atingindo-o por completo, respeitadas suas peculiaridades; isso lhe permite desenvolver não exclusivamente a iniciativa, bem como o prazer no que está produzindo. Numa classe Montessori não cabe o individualismo, pelo contrário, o senso de comunidade está sempre sendo desenvolvido.
O aluno - indivíduo, dentro da diversidade, é considerado tanto no aspecto cognitivo quanto emocional. Saber que não há dois seres iguais é uma das qualidades no cotidiano da escola Montessori. Podemos trocar a expressão “ensino individualizado” por “aprendizagem individualizada”, pois é indispensável saber esperar resultados diferentes aos mesmos estímulos, e nunca pressionar o aluno (seja uma criança ou um adolescente) a atingir os mesmos objetivos que os demais colegas de classe.
O “ensino individualizado” significa que o professor observa o desempenho, a responsabilidade que cada aluno apresenta diante das propostas que ele tenha se prontificado a realizar.
Não há uma avaliação coletiva, única, para verificar o que foi apreendido. Há uma observação criteriosa por parte do professor analisando o desempenho de cada um. E há uma outra característica que estimula o ensino individualizado: ao avaliar os resultados obtidos, leva-se em conta a diversidade.
O aluno - indivíduo, dentro da diversidade, é considerado tanto no aspecto cognitivo quanto emocional. Saber que não há dois seres iguais é uma das qualidades no cotidiano da escola Montessori. Podemos trocar a expressão “ensino individualizado” por “aprendizagem individualizada”, pois é indispensável saber esperar resultados diferentes aos mesmos estímulos, e nunca pressionar o aluno (seja uma criança ou um adolescente) a atingir os mesmos objetivos que os demais colegas de classe.
Jamais comparar ou criar expectativas que possam entravar o desempenho individual. Todos são ÚNICOS.